CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
O que são os Parâmetros Curriculares Nacionais?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um
referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País.
Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema
educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando
participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que
se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual.
Por sua natureza aberta, configuram uma proposta flexível, a
ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre
programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas
autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. Não configuram,
portanto, um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobreporia à
competência político-executiva dos Estados e Municípios, à diversidade
sociocultural das diferentes regiões do País ou à autonomia de professores e
equipes pedagógicas.
O conjunto das proposições aqui expressas responde à
necessidade de referenciais a partir dos quais o sistema educacional do País se
organize, a fim de garantir que, respeitadas as diversidades culturais,
regionais, étnicas, religiosas e políticas que atravessam uma sociedade
múltipla, estratificada e complexa, a educação possa atuar, decisivamente, no
processo de construção da cidadania, tendo como meta o ideal de uma crescente
igualdade de direitos entre os cidadãos, baseado nos princípios democráticos.
Essa igualdade implica necessariamente o acesso à totalidade dos bens públicos,
entre os quais o conjunto dos conhecimentos socialmente relevantes.
Entretanto, se estes Parâmetros Curriculares Nacionais podem
funcionar como elemento catalisador de ações na busca de uma melhoria da
qualidade da educação brasileira de modo algum pretende resolver todos os
problemas que afetam a qualidade do ensino e da aprendizagem no
País. A busca da qualidade impõe a necessidade de
investimentos em diferentes frentes, como a formação inicial e continuada de
professores, uma política de salários dignos, um plano de carreira, a qualidade
do livro didático, de recursos televisivos e de multimídia, a disponibilidade
de materiais didáticos. Mas esta qualificação almejada implica colocar também,
no centro do debate, as atividades escolares de ensino e aprendizagem e a
questão curricular como de inegável importância para a política educacional da
nação brasileira.
REFERÊNCIAS
PORTAL MEC
PORTAL MEC
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