A elaboração textual está baseada, numa diversidade tipológica, que se bem explorada, á partir das diversas situações do dia-a-dia, de diversos e diferentes níveis de texto falado e texto escrito.
Tudo o que se fala pode se tornar escrito, por exemplo: e-mail, recado de geladeira, sms, diálogo, etc. A variação linguística pode ser investigada tanto na oralidade quanto na escrita.Não se trata de ensinar e falar, mas de identificar a grandiosa riqueza e variabilidade dos usos da língua.
A análise dos textos pode demonstrar relações mútuas e diferenciadas que a fala mantém com a escrita, influenciando uma á outra nos diferentes processos de aquisição da escrita.
Além disso, viabiliza,também a investigação das diferenças e semelhanças nas atividades que relacionam fala e escrita, facilitando a abordagem da diversidade de processos de contextualização inserida nas produções orais e escritas.
A fala e a escrita, uma faz parte e da continuidade a outra, com características que distinguem as variações das estruturas, seleções lexicais,etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário