O QUE É UM TEXTO?
É sabido que conforme a perspectiva teórica que se adote, o mesmo objeto
pode ser concebido de maneiras diversas. O conceito de texto não foge à regra. E mais: nos quadros mesmos da Lingüística
Textual, que tem no texto seu objeto precípuo de estudo, o conceito de texto
varia conforme o autor e/ou a orientação teórica adotada.
Assim, pode-se verificar que, desde as origens da Lingüística
do Texto até nossos dias, o texto foi visto de diferentes formas. Em primeiro
momento, foi concebido como:
a. Unidade lingüística ( do sistema ) superior à frase;
b. Sucessão ou combinação de frases;
c. Cadeia de pronominalizações interruptas;
d. Cadeia de isotopias;
e. Complexo de proposições semânticas
Já no interior de orientações de natureza pragmática, o texto
passou a ser encarado:
a. Pelas teorias acionais, como uma seqüência de
atos de fala;
b. Pelas vertentes cognitivistas, como fenômeno
primariamente psíquico, resultado, portanto, de processos mentais; e
c. Pelas orientações que adotam por pressuposto a
teoria da atividade verbal, como parte de atividades mais globais de
comunicação, que vão muito além do texto em si, já que este constitui apenas
uma fase desse processo global.
Desta forma, o texto deixa de ser entendido como uma
estrutura acabada (produto) passando a ser abordada no seu próprio processo de
planejamento, verbalização e construção.
Combinando esses últimos pontos de vista, o texto pode ser
concebido como resultado parcial de nossa atividade verbal comunica, que
compreende processos , operações e estratégias que tem lugar na mente humana, e
que são postos em ação em situações
concretas de interação social. Defende-se, portanto, a posição de que:
a. A produção textual é uma atividade verbal, a
serviço de fins sociais e, portanto, inserida em contextos mais complexos de
atividades;
b. Trata-se de uma atividade consciente, criativa,
que compreende o desenvolvimento de estratégias concretas de ação e a escolha
de meios adequados à realização dos objetivos; isto é, trata-se de uma atividade teleológica que o falante, de
conformidade com as condições sob as quais o texto é produzido, empreende,
tentando dar a entender seus propósitos ao destinatário através da manifestação
verbal;
c. É uma atividade interacional, orientada para os
parceiros da comunicação. Que, de maneiras diversas, se acham envolvidos na
atividade de produção textual.
KOCH, INGEDORE VILLAÇA, O TEXTO E A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS
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