sábado, 4 de maio de 2013

TEORIAS DO TEXTO



 O QUE  É UM TEXTO?

É sabido que conforme a perspectiva teórica que se adote, o mesmo objeto pode ser concebido de maneiras diversas. O conceito de texto não foge à regra. E mais: nos quadros mesmos da Lingüística Textual, que tem no texto seu objeto precípuo de estudo, o conceito de texto varia conforme o autor e/ou a orientação teórica adotada.
Assim, pode-se verificar que, desde as origens da Lingüística do Texto até nossos dias, o texto foi visto de diferentes formas. Em primeiro momento, foi concebido como:
a.       Unidade lingüística ( do sistema )  superior à frase;
b.      Sucessão ou combinação de frases;
c.       Cadeia de pronominalizações interruptas;
d.      Cadeia de isotopias;
e.       Complexo de proposições semânticas
Já no interior de orientações de natureza pragmática, o texto passou a ser encarado:
a.       Pelas teorias acionais, como uma seqüência de atos de fala;
b.      Pelas vertentes cognitivistas, como fenômeno primariamente psíquico, resultado, portanto, de processos mentais; e
c.       Pelas orientações que adotam por pressuposto a teoria da atividade verbal, como parte de atividades mais globais de comunicação, que vão muito além do texto em si, já que este constitui apenas uma fase desse processo global.
Desta forma, o texto deixa de ser entendido como uma estrutura acabada (produto) passando a ser abordada no seu próprio processo de planejamento, verbalização e construção.
Combinando esses últimos pontos de vista, o texto pode ser concebido como resultado parcial de nossa atividade verbal comunica, que compreende processos , operações e estratégias que tem lugar na mente humana, e que são postos em ação  em situações concretas de interação social. Defende-se, portanto, a posição de que:
a.       A produção textual é uma atividade verbal, a serviço de fins sociais e, portanto, inserida em contextos mais complexos de atividades;
b.      Trata-se de uma atividade consciente, criativa, que compreende o desenvolvimento de estratégias concretas de ação e a escolha de meios adequados à realização dos objetivos; isto é, trata-se de uma  atividade teleológica que o falante, de conformidade com as condições sob as quais o texto é produzido, empreende, tentando dar a entender seus propósitos ao destinatário através da manifestação verbal;
c.       É uma atividade interacional, orientada para os parceiros da comunicação. Que, de maneiras diversas, se acham envolvidos na atividade de produção textual.





KOCH, INGEDORE VILLAÇA, O TEXTO E A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS

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